Uma das ferramentas da intervenção urbana é a chamada flashmob que na tradução literal para o português significa “multidão espontânea”. “Flashmob” é a abreviação de “flash mobilization”, que significa mobilização rápida, relâmpago.
O fenômeno flash mob vem crescendo a cada ano no mundo. A essência do flash mob é a aglomeração de pessoas que se encontram em local público para realizar uma ação já combinada e com um sentido social. Comum nos Estados Unidos e na Europa, é uma ação pontual, efêmera e informal, que geralmente termina do mesmo jeito que começa: instantaneamente.
Os flash mobs assumem o papel de criar novos tipos de interação e ocupação dos espaços urbanos, através do uso de mídias tecnológicas que permitem novas formas de comunicação e informação.
No Brasil temos menor número de iniciativas desse tipo, e com menor impacto. O primeiro registro ocorreu em São Paulo, em 11 de agosto de 2003, e não demorou muito até que outras mobilizações se espalhassem pelo resto do país. Em Porto Alegre, o Grupo Gaia realizou pela primeira vez este tipo de o evento em 2009, no Mercado Público . Em 2010, o Grupo Gaia realizou seu segundo evento levando 100 pessoas à Casa de Cultura Mario Quintana para dançar quinze ritmos de Macarena. O objetivo da ação foi comemorar junto ao público a vitória da companhia de dança contemporânea em duas categorias no Prêmio Açorianos 2010. O primeiro flash mob registrado em Canoas aconteceu nas dependências do Unilasalle em comemoração aos 10 anos do curso de Educação Física, mas tal evento teve pouco impacto pós-fenômeno.
METODOLOGIA DAS AÇÕES
O evento de FLASHMOB DANCE tem as seguintes etapas de atividades metodológicas:
1 – PLANEJAMENTO: criação e elaboração do evento;
1.1 Composição de Equipe Administrativa (coordenação geral, coordenação de divulgação e comunicação WEB, coordenação técnica de som/luz);
1.2 - Composição Equipe Artística (diretor artístico, coreógrafo, ensaiador, professor);
1.3 - Visita de avaliação dos locais onde serão levadas as ações;
1.4 - Elaboração de cronograma de ações;
2 – ARTICULAÇÃO WEB: constituição do evento
2.1 - Divulgação de seleção de Elenco Artístico (grupo fixo)
2.2 - Reunião de Seleção de Elenco Artístico (grupo fixo)
2.3 - Audição de Grupo Fixo de Componentes do Elenco Artístico
2.4 - Postagem de informações sobre as ações (histórico, agenda, cronograma, etc.) no BLOG
2.5 - Postagem de vídeo da audição do Grupo Fixo
2.6 – Constituição final de Grupo Fixo de componentes do Elenco Artístico
3 - ELABORAÇÃO E CRIAÇÃO DAS AÇÕES: teoria e prática
3.1 - Início dos trabalhos do Grupo Fixo (embasamento teórico / criação coreográfica / ensaios)
4 - DIVULGAÇÃO DAS AÇÕES: participação do público nas ações
4.1 - Chamada pública de participação na ação;
4.2 - Postagem de vídeo com coreografia no BLOG para participação pública;
5 - PREPARAÇÂO DAS AÇÕES: equipe de administração e artística
5.1 - Reunião de preparação das ações e recepção do público participante;
5.2 - Contatos via redes sociais com o público interessado em participação;
5.3 - Manter comunicação nas redes sociais e via BLOG;
5.2 - Realização da ação de flashmob dance;
6 - MEMÓRIA VIRTUAL DIGITAL - VLOG
6.1 Postagem no BLOG do material filmado editado das ações (vídeo)